domingo, 12 de julho de 2009
Manutenção - Rolamentos de Patinagem Artística
Existem vários tipos de rolamentos que visam diferentes objectivos, como a velocidade, o peso etc.
Todos os rolamentos que não são blindados, requerem uma manutenção mais assídua. Nestes casos o uso de um compressor é importante antes ainda de se desmontar as rodas.
Como já expliquei em módulos anteriores, não se deve molhar os rolamentos pois a oxidação é algo que é inimigo do rendimento obtido com os rolamentos.
Depois de separar os rolamentos das rodas com a máquina própria devemos:
• Para a limpeza e lubrificação dos rolamentos pode adquirir um produto próprio junto do vendedor de patins.
• Também se pode utilizar gasóleo (mais fácil e económico), coloca-se os rolamentos num pequeno recipiente cobertos com o gasóleo durante 15 minutos.
• De seguida limpa-se todas as impurezas com papel absorvente. É também muito importante que se retire todo o excesso de gasóleo.
• Já estão lavados, agora é importante lubrifica-los com um produto próprio (o gasóleo apenas os engorduram ligeiramente e com o tempo o gasóleo evapora).
• Durante esta operação se encontrar rolamentos que não rodam ou que mostram ter muito atrito então está na hora de se substituírem.
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