quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Provas de Promoção - Elementos técnicos e critérios de êxito.

Após muitas questões, duvidas e algumas discussões sobre quais os elementos técnicos e respectivos critérios de êxito para provas de promoção, resolvi transcrever para este blog, da bíblia oficial, ou seja do GUIA NORMATIVO DE ACESSO ÀS PROVAS NACIONAIS os referidos dados em causa.

Brevemente farei o mesmo para as provas de Iniciação.






1 – Provas de Promoção

Prova a realizar com seis ou sete elementos impostos, que deverão ser acompanhados por um tema musical, poderão ser executados numa ordem aleatória. A música poderá ser vocal.

Repetições:
Os elementos falhados serão identificados pelo Juiz-árbitro, que no final da prova dará ao atleta a hipótese de os repetir dentro da seguinte norma: um máximo de duas repetições de um mesmo elemento, ou uma repetição de dois elementos diferentes. No caso de o atleta falhar mais do que dois elementos, o Juiz-árbitro dará como finalizada a prova.

Duração do Programa:
Nível Preliminar - Mínimo 1’30’’ e Máximo 2’
Nível I,II e III – Mínimo 2´ e Máximo 2´30”

1.1 – Nível Preliminar
Elementos Impostos e Critérios de Êxito

1 – Patinar no mínimo dois topos do ringue, efectuando o passo cruzado para a frente.
1 – Definição correcta das duas fases de execução do passo cruzado.
2 – Deslizar em ambas as fases.
3 – Apoiar a perna livre cruzada à frente na mudança de exterior para interior.

2 – Patinar para trás em linha recta, com os dois pés, numa distância igual ou superior à da largura do ringue.
1 – Simetria no movimento de ambos os pés.
2 – Movimento contínuo.
3 – Tronco direito.

3 – Deslizar para a frente em linha recta na posição de quatro durante pelo menos cinco metros sobre cada pé.
1 – Tronco direito.
2 – Joelho da perna livre alinhado horizontalmente com a bacia.
3 – Perna portadora em extensão.

4 – Deslizar em curva exterior para a frente, patinando aproximadamente metade de um círculo imaginário com pelo menos quatro metros de diâmetro, uma vez sobre cada pé.
1 – Definir as curvas mantendo a pressão no rodado.
2 – Não utilizar o travão na troca de pés para adquirir velocidade.
3 – Não tocar com o pé livre no solo durante a execução.

5 – Carrinho para a frente nos dois pés, numa linha recta e percorrendo no mínimo cinco metros.
1 – Manter os pés unidos.
2 – Manter a bacia alinhada com o joelho portador.
3 – Levantar-se sem tocar com os travões no solo.

6 – Deslizar em curva interior para a frente, patinando aproximadamente metade de um círculo imaginário com pelo menos quatro metros de diâmetro, uma vez sobre cada pé.
1 – Definir as curvas mantendo a pressão no rodado.
2 – Não utilizar o travão na troca de pés para adquirir velocidade.
3– Não tocar com o pé livre no solo durante a execução.

1.2 – Promoção Nível I
ELEMENTOS IMPOSTOS e CRITÉRIOS DE ÊXITO

1 – Patinar no mínimo dois topos do ringue, efectuando o passo cruzado para trás.
1 – Definição correcta das duas fases de execução do passo cruzado.
2 – Deslizar em ambas as fases.
3 – Cruzar a perna livre à frente na mudança de exterior para interior.

2 – Deslizar em curvas exteriores e interiores para a frente em posição de avião, durante pelo menos dez metros sobre cada um dos pés.
1 – Durante o avião manter a perna livre e o tronco alinhados e na horizontal.
2 – Definir correctamente a pressão nos rodados durante o avião.
3 – Perna portadora em extensão.


3 – Carrinho para trás nos dois pés, numa linha recta e percorrendo no mínimo cinco metros.
1 – Manter os pés unidos.
2 – Manter a bacia alinhada com o joelho portador.
3– Levantar-se sem tocar com os travões no solo.

4– Seis mudanças de rodado para a frente nos dois pés.
1 – Manter os pés unidos.
2 – Definir correctamente a pressão nos rodados para que se observe as mudanças de rodado.
3 – Executar as mudanças de rodado de forma ritmada.

5 – Duas mudanças de rodado (exterior/interior e interior/exterior) na posição de deslizar para a frente em curva sobre o pé direito e outras duas mudanças de rodado (exterior/interior e interior/exterior) sobre o pé esquerdo.
1 – Definir as curvas que antecedem cada mudança de rodado.
2 – Tronco direito
3 – Não tocar com o pé livre no solo durante a execução.

6 – Deslizar em linha recta para trás na posição de quatro durante pelo menos cinco metros sobre cada pé.
1 – Tronco direito.
2 – Joelho da perna livre alinhado horizontalmente com a bacia.
3 – Perna portadora em extensão.

1.3 – Promoção Nível II
ELEMENTOS IMPOSTOS e CRITÉRIOS DE ÊXITO


1 – Águia interior frente em ambos os sentidos.
1 – Definir correctamente uma curva interior.
2 – Tronco direito.
3 – Pés alinhados com a curva que se descreve no solo.

2 – Quatro cruzamentos para a frente desenhando pequenas curvas exteriores.
1 – Cruzar completamente os pés.
2 – Deslizar em curva exterior frente entre cada troca de pés
3 – Simetria dos movimentos dos dois pés.

3 – Carrinho sobre um pé para a frente numa linha recta e percorrendo no mínimo cinco metros em cada pé.
1 – Baixar-se sobre o pé portador.
2 – Manter a bacia alinhada com o joelho portador.
3 – Levantar-se apenas no pé portador.

4 – Pião nos dois pés. Mínimo duas voltas.
1 – Um pé deverá rodar em interior frente e o outro em interior trás.
2 – É permitido o início parado ou em ligeiro deslocamento.
3 – Realizar as duas voltas de forma contínua.

5 – Deslizar em curvas exteriores e interiores para trás em posição de avião, durante pelo menos dez metros em cada um dos pés.
1 – Durante o avião manter a perna livre e o tronco alinhados e na horizontal.
2 – Definir correctamente a pressão nos rodados durante o avião.
3 – Perna portadora em extensão.

6 – Mohawk de interior frente para interior trás em ambos os sentidos.
1 – Definir a curva interior frente antes de executar o Mohawk.
2 – Fazer a inversão da marcha apoiando o pé livre junto do pé portador.
3 – Definir a curva interior trás depois de executar o Mohawk.

7 – Salto de cavalo.
1 – Utilizar apenas um travão.
2 – Definir uma posição de entrada deslizando em linha recta.
3 – Definir uma posição de saída deslizando em linha recta

1.4 – Promoção Nível III
ELEMENTOS IMPOSTOS e CRITÉRIOS DE ÊXITO

1 – Pião interior trás com entrada parada. Mínimo três voltas.
1 – Manter a pressão no rodado interior durante a execução.
2 – Realizar um movimento contínuo na rotação, sem puxões.
3 – Tronco direito e saída bem definida.

2 – Quatro cruzamentos para trás desenhando pequenas curvas exteriores.
1 – Cruzar completamente os pés.
2 – Deslizar em curva exterior trás entre cada troca de pés.
3 – Simetria dos movimentos dos dois pés.


3 – Carrinho sobre um pé para trás numa linha recta e percorrendo no mínimo cinco metros em cada pé.
1 – Baixar-se sobre o pé portador.
2 – Manter a bacia alinhada com o joelho portador.
3 – Levantar-se apenas no pé portador.


4 – Deslizar em curva exterior e interior para trás, patinando aproximadamente metade de um círculo imaginário com pelo menos quatro metros de diâmetro, uma vez sobre cada pé.
1 – Definir as curvas mantendo a pressão no rodado.
2 – Não utilizar o travão na troca de pés para adquirir velocidade.
3 – Não tocar com o pé livre no solo durante a execução.


5 – Uma combinação de avião/carrinho para a frente em cada pé, mantendo as duas posições durante pelo menos cinco metros e sem tocar com o pé livre no solo.
1 – Definir completamente cada uma das posições.
2 – Trocar de posição sem tocar com o pé livre no solo.
3 – Levantar-se do carrinho apenas no pé portador.

6 – Mohawk de exterior trás para exterior frente em ambos os sentidos.
1 – Definir a curva exterior trás antes de executar o Mohawk.
2 – Fazer a inversão da marcha apoiando o pé livre junto do pé portador.
3 – Definir a curva exterior frente depois de executar o Mohawk.


7 – Duas voltas de três em cada sentido.
1 – Definir a entrada e a saída das voltas de três de exterior para exterior.
2 – Apoiar o pé livre junto do pé portador na inversão da marcha.
3 – Manter o mesmo ritmo de execução em ambos os sentidos.

Até Breve

2 comentários:

  1. adoro o teu blog ADORO!!
    à quanto tempo patinas?

    Marta, Lisboa

    ResponderEliminar
  2. isto ainda n esta actualizado:(
    eu queria saber agr em 2011 as coisas mudaram...

    ResponderEliminar