quinta-feira, 16 de julho de 2009

Manutenção - Chassi de Patinagem Artística

Vou tentar explicar como afinar um chassi.

Provavelmente a parte do equipamento cuja manutenção requer mais conhecimentos.

Só se deve mexer nesta parte do equipamento quando o atleta tem dificuldade em dirigir o patim com o peso do seu corpo ou dos seus movimentos.

Uma situação frequente de chassi desapertado é num exercício de equilíbrio a um pé para traz (avião, carrinho, etc.) e o pé de apoio treme muito, por vezes o atleta até tem dificuldade em manter um trajecto em linha recta.

A situação inversa é quando não se consegue com facilidade fazer curvas mais apertadas o que pode ser aperto em demasia.

Antes de continuar é importante saber como é composto o Chassi de um equipamento de competição.

Agora também é importante saber que ao nivel dos amortecedores, cada cor tem um nível de dureza que serve para ajustar ao peso que o patinador tem. Estas cores variam de fabricante para fabricante, mas é importante saber se a cor do nosso amortecedor é a correspondente ao nosso peso.


No caso da Roll Line por exemplo:

verde Extra soft - Até 35 kg

cinza Soft - Até 45 kg

clear blue Medium - Até 55 kg

clear Medium/hard - Até 70 kg

amarelo clear Hard - Mais de70 kg

Quer o amortecedor quer a afinação permitem que se consiga a situação ideal de controlo da direcção do equipamento.
Agora sim como fazer a afinação dos Chassi:







Agora sim, depois desta afinação conseguimos um aperto equilibrado que consiga permitir uma segura e acertiva direcção.

Sem comentários:

Enviar um comentário